quinta-feira, 28 de janeiro de 2016

para VER! - banzo - parte1



Banzo





Banzo é o processo psicológico pela desculturação, que leva os negros africanos escravizados, transportados para terras distantes, a um estado inicial de forte excitação, seguido de ímpetos de destruição e depois de uma nostalgia profunda, que induzia à apatia, à inanição e, por vezes, à loucura ou morte. Por derivação, extensão de sentido, diz-se de quem é afetado por tristeza ou infortúnio.



"Coreografia da minha alma, corpo e cérebro, nesta ordem - minha intenção foi trabalhar o sentido derivado, com melancolia de forma em geral, mas o nome Banzo é porque essa questão dos escravos foi o cerne de tudo!, é uma analogia que me faz muito sentido - foi um expurgo para as minhas tristezas."

Bailarina intérprete-criadora
Música: Rachel's - First Self-Portrait Series, 1996




Solange Argon é bailarina, coreógrafa e arte-educadora, graduada em Psicologia ( MacKensie) e pós-graduada em Desenvolvimento Humano (Mackensie) e em Linguagens da arte (CEUMA - USP). Desde 2004 desenvolve em São Paulo oficinas de arte-educação para crianças e adolescentes em situação de vulnerabilidade social, em programas como Escola da Família (SEE/FDE/Unesco), clube da Criança e do adolescente (ACM - Associação Cristã de Moços) e Pró-Jovem (Programa de Educação Cultura e Arte - Obra do Berço), trabalhando com educação somática, ensino de dança conteporânea, peças coreográficas e vídeodanças. Profissionalmente, dançou no Rça Cia. de Dança, sob direção de Roseli Rodrigues.

Um comentário: